quinta-feira, 16 de maio de 2013

Brincando de Veterana

Manhê, sou veterana! Depois de, basicamente, um ano e meio de caloura (por conta da greve que a faculdade teve) eu finalmente virei veterana. A verdade? Não muda nada, rs ou pelo menos quase nada. Ah, tem a parte divertida de dar trote (amigável) nos calouros, mas isso passa logo depois da primeira semana, né? Para quem não sabe, ou nunca leu a mini explicação sobre mim no canto direito do blog, eu faço faculdade de Letras. Diferentemente do que muita muita muita gente pensa, não é um curso bobinho que qualquer um forma. Realmente é um curso que não tem muita procura, mas isso não muda o fato de que uma vez dentro da faculdade você vai ralar. Claro que é um "ralar" mais divertido que o colégio, afinal na faculdade você faz o que gosta, claro que uma matéria ou outra vai ser a "chata" da vez, mas nada como aquela matéria que não gostava no colégio física.

O que você estuda em letras? Você fica revendo gramática do colégio? Não deve ter matéria, português é fácil, né? Perguntas assim já chegaram para mim várias vezes, mas definitivamente não é assim. Nós temos muitas matérias e não estudamos que nem era no colégio, tipo: Português. Temos aulas de gramática (que é dividida em várias partes), literaturas, inglês, escrita criativa, textos acadêmicos... É um curso para quem é apaixonado por idiomas, por escrita, leitura e para quem é um pouquinho doido também. rs

Nesse período, estou 3° período, tenho três matérias de Literatura, uma de gramática e uma de prática textual. Para uma pessoa como eu, que ama literatura, está mais que ótimo (não vou muito com a cara da gramática, rs). Minha sorte é que na minha faculdade, nem todas são assim, depois de um certo período você pode escolher português/inglês, só português ou só inglês... Em tese vou seguir o só inglês, mas o futuro a Deus pertence.

Reza a lenda que quando você entra para Letras perde a vontade de escrever e de ler. Com muita gente acontece isso mesmo... Temos muitos textos para ler e escrever na faculdade, e eles nem sempre são divertidos, e isso traumatiza algumas pessoas. O blog, esse que você está lendo yay, foi criado para eu não parar de escrever. Ok, eu estou de "férias" das fics, mas aqui continuo escrevendo. E sobre leitura, é por isso que eu sempre leio o mesmo "tipo" de livro (já me perguntaram várias vezes por que fico lendo livros "bobinhos"), porque são os que gosto e já que em aula nem sempre lemos o que gostamos pelo menos em casa eu posso fazer isso (quando sobra tempo!).

Agora um geral sobre faculdade. Realmente é a melhor coisa do mundo. É complicado sair da segurança da casa dos país, é difícil se virar, arrumar casa é um inferno e por aí vai... Mas é a melhor coisa do mundo fazer uma coisa que você gosta, conhecer pessoas que tem muito em comum com você, ir a festas, criar seus horários, mandar no próprio nariz (com limites) e descobrir quem você é no mundo. Enfim, para os calouros: Sejam bem vindos à esse mundo serelepe pimpão de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário