segunda-feira, 22 de abril de 2013

Na Estante: Fade

Para Janie e Cabel a vida real está se tornando mais difícil do que os sonhos. Eles estão tentando (em segredo) passar um tempo juntos, mas ainda não tiveram esta sorte. Coisas perturbadoras estão acontecendo em Fieldridge High, mas ninguém quer falar a respeito. Quando Janie penetra os pesadelos violentos de um colega de classe, o caso finalmente se torna claro, mas nada sai como planejado. A cabeça confusa de Janie e o comportamento chocante de Cabe têm graves consequências para ambos. Pior ainda. Janie Descobre a verdade sobre si mesma e sua habilidade. E é desolador. Realmente desolador. Não só o seu destino está selado, como o que está por vir é muito mais sombrio do que seu pior pesadelo...

Eu enrolei bastante com esse livro, estava no final do período na faculdade (férias!) e tempo não era algo que estava sobrando. Sábado eu tomei vergonha na cara e peguei o livro para ler, a leitura foi tão leve que quase terminei ele em menos de três horas, mas eu precisava dormir então só terminei ele ontem à noite.

Fade é o segundo livro da série Wake (leia sobre o primeiro aqui), e na minha opinião ganha em disparado do primeiro. A escrita da Lisa McMann ainda não é das melhores, mas ela soube transformar personagens que antes eram quase bobos em personagens que dão vontade de saber mais e acompanhar a história. Ok, o livro inteiro é uma melhora notável, não posso deixar isso passar, ainda não é aquela escrita "wow", mas merece essa atenção por estar mais detalhada (sem exageros) e por ter chamado um pouco mais a atenção.

Vamos fazer um acordo? Quando eu não conseguir não contar um spoiler ele vai estar riscado ok? Então, se não querem spoilers (prometo não fazer um post inteiro riscado) não leia a parte riscada e tudo terminará bem.
Janie agora já sabe que é uma apanhadora de sonhos e a cada dia descobre mais sobre seu dom, que pode acabar virando uma maldição. Ela agora tem emprego, trabalha junto com Cabel como detetive, e o romance com o ele também cresce bem na história. O livro gira em torno de um telefonema/denuncia que a delegacia recebeu sobre um professor que estava abusando de alunas. Vago assim mesmo, sem maiores detalhes no telefonema, a missão de Cabel e de Janie é descobrir quem é o professor, por isso, Janie se faz de isca na escola por mais que o namorado não goste nada da ideia (cabe com ciúmes chega a ser fofo). Ela usa do poder de entrar nos sonhos e do poder da sedução de aluna no colegial para descobrir tudo que roda essa história.

Tinha tudo para o livro ser ainda melhor, mas a autora faz escolhas fracas e obvias que tornam tudo quase decepcionante no fim. Não atrapalhou muito a história, mas se ela tivesse um pouco mais de coragem teria transformado toda a história em um livro ainda melhor.

A história fica um pouco confusa quando Janie está numa festa na casa do professor, suspeito de ser o acusado, e ela fica bêbada. O livro fica tão confuso quanto ela tonta, eu tive que voltar algumas linhas as vezes para ter certeza do que eu estava lendo. O mesmo acontece em alguns dos sonhos que ela entra com a também apanhadora de sonhos Martha, mas esse é mais fácil de acostumar do que a parte bêbada.
Resumindo, o livro é bem melhor que o primeiro, descobrimos coisas muito importantes sobre o futura de Janie como apanhadora de sonhos (acredito eu que o terceiro livro será baseado em um caderno verde que é citado nesse segundo), mas o livro deixa algo faltando uma vez que promete muito na contra-capa (sinopse) e não cumpre na história. Também tem um número considerável de erros na edição, mas isso é culpa da editora, dessa culpa a autora Lisa se livrou.

Fade - Desvanecer
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Páginas: 236
skoob do livro
meu skoob (:

2 comentários:

  1. Nunca tinha lido sobre a série, mas você tá me deixando curiosa, haha. E as capas são bem bonitas!
    Ah, a tag respondida lá no blog: http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br/2013/04/tag-literaria-rainbow-spines-covers-book.html
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Thais: é uma série que ou você ama, ou odeia haha como deixo bem claro, a autora não é das melhores haha mas ela escreve uma historia bom demais para ligarmos para o fato de que a escrita nao é das melhores haha vai entender né? kk

    ps: fico mega feliz que tenha respondido! :D

    ResponderExcluir